Produtos químicos básicos mais sustentáveis na LANXESS

• Ampliação do portfólio de produtos para polióis e produtos de oxidação
  • Variantes de produtos com menor pegada de carbono
  • Expansão do selo de sustentabilidade Scopeblue

São Paulo, 8 de maio de 2023 – A empresa de especialidades químicas LANXESS deu um passo importante em direção a mais sustentabilidade em seu portfólio de polióis e produtos de oxidação (POP): a unidade de negócios Advanced Industrial Intermediates (AII) agora oferece soluções mais sustentáveis para cerca de 80% de seu portfólio de POP. Sete dos nove produtos, incluindo os produtos químicos trimetilolpropano (TMP), ácido adípico (ADA), 1,6-hexanodiol (HDO) e anidrido ftálico (PSA), já concluíram com sucesso a certificação Scopeblue interna da LANXESS. Os demais produtos devem seguir o mesmo caminho em breve.

“Como resultado, seremos um dos primeiros produtores a oferecer aos nossos clientes opções entre itens convencionais e produtos

com pegada de carbono otimizada”, explica o Dr. Stephan Deutsch, chefe da linha de negócios POP da LANXESS. A sustentabilidade é hoje muito mais do que um fim em si para a indústria química. “Cerca de 50% de nossos clientes já estabeleceram metas climáticas fixas para os próximos anos, do mesmo modo como a LANXESS”, prossegue Deutsch. “Estamos, portanto, convencidos de que o Scopeblue abrirá oportunidades importantes para nós no mercado.”

A LANXESS aplica o selo Scopeblue em seus produtos com matéria-prima sustentável de mais de 50% ou que tenham uma pegada de carbono inferior à metade de seus concorrentes convencionais. Para demonstrar o uso de matérias-primas sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor, a empresa teve suas instalações de produção em Krefeld-Uerdingen certificadas pela TÜV Nord no padrão de sustentabilidade ISCC PLUS, reconhecido internacionalmente.

Sustentável e poderoso

O novo TMP Scopeblue sustentável contém cerca de 54% de n-butiraldeído produzido a partir do biogás e oferece as mesmas propriedades da variante convencional. “Já produzimos o primeiro lote de TMP Scopeblue para um de nossos maiores clientes. Atualmente, estamos conversando com vários outros interessados”, relata a Dra. Maria Guixà, Gerente Global de Marketing TCM (Trimetilolpropano, Formato de Cálcio e Anidrido Maleico) da LANXESS. “Como nosso produto tem um portfólio muito amplo de aplicações, vemos aqui um grande potencial. Entre outras finalidades, o TMP é usado para a produção de revestimentos, resinas, revestimentos curáveis por UV, bem como para aplicações de poliuretano.”

Vantagem competitiva

As variantes Scopeblue de ácido adípico e 1,6-hexanodiol, por exemplo, são produzidas a partir de ciclohexano de base biológica ou biocircular. Como resultado, têm uma pegada de carbono significativamente menor em comparação com produtos fabricados convencionalmente. “Já em 2021 conseguimos oferecer pela primeira vez uma pegada de carbono certificada para nosso portfólio e gerar valor agregado para nossos clientes por meio dessa transparência”, diz David Berhorst, chefe de marketing da AHP (ácido adípico, 1,6- hexanodiol, anidrido ftálico) na LANXESS. Graças às duas instalações de redução de óxido nitroso na fábrica de ácido adípico, que decompõem o óxido nitroso gerado no processo de produção, a LANXESS já conseguiu fabricar esses químicos básicos com emissões significativamente menores do que o usual no mercado. “O uso de matérias-primas de base biológica agora nos permite atender melhor às solicitações dos clientes por produtos mais sustentáveis ou mesmo neutros em termos de CO”, explica Berhorst.

Explorando novas oportunidades

As matérias-primas oferecem a maior alavancagem para melhorar ainda mais a pegada de carbono dos produtos POP. Isso é enfatizado por Eric Hendricks, Gerente de Sustentabilidade da Linha de Negócios POP. A empresa está, portanto, trabalhando na substituição de mais matérias-primas por variantes “verdes”. “Ainda não há alternativa para tudo”, diz Hendricks. “Estamos trabalhando em soluções com parceiros ao longo de toda a cadeia de valor para nos posicionarmos de forma clara e antecipada também no lado da oferta.”

Atualmente, a principal demanda por produtos POP sustentáveis vem da Europa. Mas a LANXESS também vê potencial nos mercados asiático e americano – porque os concorrentes ainda não têm alternativas verdes em seus portfólios. “Definitivamente, queremos ser pioneiros em sustentabilidade”, resume Deutsch. “O mercado exigirá cada vez mais produtos inovadores e sustentáveis nos próximos anos. E, se criarmos a base certa para isso com nossos produtos, que estão bem no início da cadeia de valor, haverá muitas novas oportunidades para o nosso negócio.”