Projeto gratuito Planeta Rhodia leva teatro, cinema e sustentabilidade a espaços públicos

Programação reforça importância da sustentabilidade ambiental com espetáculos divertidos e foco no público infantil

São Paulo, 04 de abril de 2022 – Um projeto cultural diferente está chegando às cidades de Paulínia e Itatiba, no interior do estado de São Paulo.

Em uma estrutura especial, montada a partir de uma carroceria de caminhão que se transforma em arena coberta, companhias de teatro vão apresentar espetáculos que misturam folclore, diversão, música, entretenimento e conscientização sobre sustentabilidade para a criançada.

No Planeta Rhodia, é tudo gratuito e aberto ao público. Desenvolvido pela Magma Cultura, com apoio da Rhodia, empresa do Grupo Solvay, o projeto faz parte do Cine Teatro Solar e é realizado pelo Ministério do Turismo, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Governo Federal.

Programação gratuita – A programação em Paulínia (SP) começa no dia 8 de abril e segue até o dia 10. Na cidade, na estrutura montada em frente à Câmara Municipal, serão realizadas oito apresentações teatrais, uma sessão noturna de cinema, duas oficinas de reciclagem e uma palestra de conscientização sobre a importância da preservação do meio ambiente.

O primeiro dia será destinado aos estudantes de escolas públicas locais. Os outros dois dias de sessões serão abertos ao público em geral da cidade.

Na semana seguinte, de 12 a 14 de abril, o Planeta Rhodia será montado na cidade de Itatiba, no Parque da Juventude, com a mesma programação, atendendo prioritariamente estudantes de escolas do ensino público local, além de atividades abertas à população local em geral.

Duas companhias foram especialmente selecionadas para a atração. A Trip Teatro vai encenar O Gigante. O texto usa elementos da cultura brasileira para mostrar as aventuras nas quais se envolve o personagem enorme e engraçado que se dedica a cuidar da água dos rios e mares.

Já a Cia Circo Fool apresenta Circo Reciclado. Um grupo de mascates usa sucata para apresentar um espetáculo interativo, com malabarismos e a irreverência dos palhaços.

As apresentações teatrais, as palestras, as sessões de cinema e as oficinas de reciclagem ocorrem em uma arena com capacidade para até 250 pessoas sentadas.

O ambiente é aberto e o público deverá seguir protocolos de saúde, com distanciamento entre as cadeiras, e cumprimento de outras determinações previstas por cada cidade.

“Além de democratizar o acesso à cultura, levando espetáculos de qualidade até perto público, o projeto usa a magia do teatro para despertar entre as crianças, maioria da plateia, o interesse pela sustentabilidade”, diz o produtor cultural Jefferson Bevilacqua, da Magma Cultura.

“O apoio da Rhodia a este projeto está em linha com os propósitos da empresa de desenvolver suas atividades de modo sustentável e que contribuem para o crescimento das comunidades onde tem atuação industrial e comercial”, diz Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação Corporativa da Solvay na América Latina.

Serviço: Planeta Rhodia

Em Paulínia (SP) – de 08 a 10 de abril 2022

Local: Em frente à Câmara Municipal de Paulínia – Avenida dos Expedicionários, S/N

Dia 8/04 – Aberto para estudantes de escolas públicas

Sessões de teatro – 8h – 10h – 14h

Oficina – 16h

Palestra – 19h

Dia 9/04 – Aberto para o público em geral de todas as idades

Sessões de teatro –10h – 14h

Oficina -16h

Cinema – 19h

Dia 10/04 – Aberto para o público em geral de todas as idades

Sessões de teatro –10h – 14h -16h

Em Itatiba – de 12 a 14 de abril de 2022

Local: Parque Luis Latorre (Parque da Juventude)

Dia 12/04

Sessões de teatro – 7h30 – 10h – 13h30 -15h30

Sessão de cinema – 19h

Dia 13/04

Sessões de teatro – 7h30 – 10h – 13h30 -15h30

Palestra – 19h

Dia 14/04

Sessões de teatro – 7h30 – 13h30

Oficinas – 10h – 15h30

Sobre a Magma

A Magma Cultura atua desde 2008 com projetos que disseminam cultura, educação, entretenimento e cidadania por todo o Brasil, apresentando peças teatrais e exibindo conteúdos audiovisuais em unidades móveis, produzidas para funcionar como teatro e cinema sobre rodas. Os projetos realizados pela Magma Cultura estão em consonância com 9 dos 17 ODS – Objetivos de Desenvolvimento Sustentável estabelecidos pela ONU, iniciativa que visa a mobilizar os países e a população em busca de novos caminhos para melhorar a vida das pessoas em todo planeta. Em 14 anos de estrada, mais de um milhão de pessoas foram beneficiadas pelas atividades promovidas pela Magma e seus patrocinadores.

Sobre a Solvay

O Grupo Solvay é uma companhia de química e de materiais cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 21.000 empregados em 63 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 10,1 bilhões em 2021. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas através de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais www.solvay.com

Mais informações à Imprensa:

Sobre o projeto Planeta Rhodia

All Press Comunicação Estratégica