Projeto Oficina dos Sonhos Rhodia, em Paulínia (SP), abre inscrições para capacitação gratuita de jovens em design e marcenaria

Cursos gratuitos, destinados a jovens de 16 a 24 anos de idade, têm carga horária de 128 horas, que serão distribuídas ao longo de seis meses, com 80 vagas e início previsto para outubro

Objetivo é a capacitação dos jovens com aulas práticas e teóricas de marcenaria, desenho técnico, design de produto e gravura

Inscrições podem ser feitas até o dia 30/09 através dos links

https://forms.gle/f9i7heVV8wLVJUw17 ou

www.instagram.com/arteseoficioslab

facebook.com/arteseoficioslab

Paulínia (SP), 21 de setembro de 2022 – O projeto Artes & Ofícios, responsável pela implantação do laboratório Oficina dos Sonhos Rhodia, abre inscrições para cursos gratuitos de marcenaria e design destinados a 80 jovens de 16 a 24 anos de idade de Paulínia e região.

As inscrições podem ser feitas através dos links https://forms.gle/f9i7heVV8wLVJUw17 ou www.instagram.com/arteseoficioslab ou facebook.com/arteseoficioslab até o dia 30 de setembro. Será dada preferência para jovens de ambos os gêneros de famílias inscritas no CadÚnico e ou programas de transferência de renda.

A iniciativa, patrocinada pela Rhodia, empresa do Grupo Solvay, com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, visa a implantação e manutenção de um laboratório de design e produção de objetos de madeira. As atividades envolverão a realização de cursos livres de média e curta duração, além de workshops de criação e exposições locais e itinerantes dos trabalhos produzidos. Os cursos terão início em outubro e se estenderão até março de 2023.

A Oficina dos Sonhos Rhodia tem como missão transmitir conhecimento técnico em design e marcenaria com o objetivo de geração de emprego e renda para jovens e adultos, revelando novos talentos e atuando como uma incubadora de projetos de design inovadores para a indústria do setor de madeira.

As aulas serão realizadas em um galpão, num formato de “laboratório de design” com diversas ferramentas manuais incluindo bancadas, plainas, formões, serrotes e martelos, além de ferramentas elétricas fixas como: serra circular, de fita, tico-tico, esquadrejadeira, desengrossadeira, torno, desempenadeira e lixadeiras. Os participantes recebem orientações técnicas e práticas de como utilizar estas ferramentas e como trabalhar em segurança seguindo os procedimentos e usando todos os equipamentos de proteção individual obrigatórios para essas atividades.

Complementando as aulas regulares, o Oficina dos Sonhos apresentará os trabalhos desenvolvidos pelos alunos em mostras de design e prevê aulas especiais com professores, arquitetos e designers brasileiros renomados.

A realização do projeto Oficina dos Sonhos é um projeto que se insere nas comemorações dos 80 anos de implantação da Rhodia em Paulínia (SP), em 2022. Desde 1942, quando começou suas atividades em Paulínia, a empresa tem contribuído com o desenvolvimento da indústria química brasileira. Ao mesmo tempo em que criou raízes profundas com as comunidades locais, a empresa tem realizado e apoiado uma série de projetos sociais e de geração de renda.

“Temos muito orgulho de oferecer para a comunidade Paulínia (SP) o apoio a mais um projeto de alcance social para proporcionar novos conhecimentos e capacitação para 80 jovens da região, que no futuro poderão conquistar oportunidades no mercado de trabalho”, diz Luciane Nogueira, Gerente de Comunicação do Grupo Solvay na América Latina e responsável pelos projetos de responsabilidade social corporativa da empresa.

Serviço: Projeto Artes & Ofícios – Oficina dos Sonhos Rhodia

Local: Av José Puccinelli, 100, bairro São José, Paulínia – SP

Inscrições: https://forms.gle/f9i7heVV8wLVJUw17 ou www.instagram.com/arteseoficioslab ou facebook.com/arteseoficioslab

Vagas para novos alunos: 80 vagas