Rhodia é eleita empresa do ano no ranking Época Negócios 360°

Prêmio reconhece a capacidade da Rhodia de combinar desenvolvimento da Química com sustentabilidade

Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na AL, com o troféu de Empresa do Ano 22, concedido pelo anuário Época Negócios 360º

São Paulo, Brasil, 11 de outubro de 2022  – A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, foi eleita a empresa do ano na 11ª edição do ranking Época Negócios 360°, organizado pela Editora Globo, principal grupo de mídia da América Latina.

A cada ano, o ranking identifica as melhores práticas de negócios de cerca de 400 empresas de diversos setores no Brasil por meio de uma análise 360º, envolvendo critérios como aspectos ambientais, sociais e de governança (ESG), gestão de pessoas, inovação, visão de futuro e desempenho financeiro .

A cerimônia de premiação aconteceu na segunda-feira, 11 de outubro, com a presença de Daniela Manique, Presidente do Grupo Solvay na América Latina, e da diretoria da empresa. Vale ressaltar que, em 2021, a Rhodia já havia sido destacado como a empresa mais inovadora do Brasil.

“É com orgulho que recebemos este reconhecimento de um dos mais importantes rankings que avaliam empresas e negócios no Brasil. Esse é o resultado de todas as nossas iniciativas e do comprometimento de nossos mais de 1.800 colaboradores em todo o Brasil”, disse Daniela Manique, ao receber a premiação.

Química Sustentável – A Rhodia atua no Brasil desde 1919. Desde setembro de 2011 pertence ao Grupo Solvay. Atualmente, conta com cinco unidades industriais e um Centro de Pesquisa e Inovação localizado em Paulínia (SP).

Ao longo de sua trajetória de 103 anos, a empresa se consolidou como referência em soluções químicas inovadoras para diversos mercados, como automotivo, home e personal care, saúde, têxtil, tintas e vernizes, entre outros.

A estratégia de crescimento do Grupo Solvay na região inclui o desenvolvimento de produtos renováveis, biodegradáveis ​​e neutros em carbono, garantindo a descarbonização de suas operações, em linha com o programa de sustentabilidade Solvay One Planet.

Um bom exemplo de como o Grupo combina desenvolvimento industrial com sustentabilidade está no conjunto industrial da empresa em Paulínia (SP), que em dezembro próximo completará 80 anos de instalação.

O que começou como uma fazenda em 1942 para plantio de cana-de-açúcar e produção de álcool tornou-se um dos maiores complexos químicos do Grupo no mundo e referência em conservação da biodiversidade, com iniciativas que lhe renderam a certificação de Conservação da Biodiversidade do Wildlife Habitat Council (WHC) na categoria Ouro.

Esse conjunto industrial produz anualmente cerca de 1,2 milhão de toneladas de diversos produtos químicos e mantém uma unidade que reduz cerca de 95% de suas emissões de CO2.

O site também se beneficia de diversas iniciativas como a digitalização de suas operações, com a adoção de processos e tecnologias relacionadas à indústria 4.0, com o uso, por exemplo, de inteligência artificial, robôs e drones, que aumentam a confiabilidade de suas atividades.

Daniela Manique, presidente do Grupo Solvay na AL,_e Paulo Pavan, Diretor de Inovação e Sustentabilidade da Solvay, com os prêmios concedidos pela Época Negócios 360º

“Esses projetos e iniciativas modernizaram nossas instalações e tornaram nossas unidades industriais de última geração no setor químico, contribuindo para aumentar a competitividade da empresa”, afirma Daniela Manique.

“Temos muitas ambições de crescimento e continuaremos investindo para fazer da Rhodia uma referência de química verde no Brasil. Nossa abordagem inclui investimento constante, muita inovação em produtos e processos, práticas de sustentabilidade avaliadas internacionalmente e um relacionamento profundo com nossos clientes, parceiros e comunidades”, conclui a presidente do Grupo Solvay na América Latina.

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 21.000 empregados em 63 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 10,1 bilhões em 2021. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br e