Rhodia investe em soluções sustentáveis e lança novidades para o setor de tintas e revestimentos

Nova molécula Solsys Coat MA é destinada aos segmentos de Repintura Automotiva e de Madeiras

Empresa apresenta o emulsificante Reactsurf 0092 e o aditivo Rhodoline FES 360 para formulações de diferentes segmentos de tintas

São Paulo, 21 de junho de 2022 – A Rhodia, empresa do Grupo Solvay, comprometida com o desenvolvimento de soluções sustentáveis competitivas para o setor de tintas, vernizes e revestimentos, está fazendo o lançamento de uma série de novidades para atender a demanda dos clientes.

A apresentação oficial dessas novidades ocorre na Abrafati Show 2022, que marca a volta da empresa a eventos presenciais do setor de tintas e vernizes, em um novo contexto de mercado, pós-pandemia de coronavírus.

Solventes Oxigenados – Na área de solventes sustentáveis, a empresa está lançando Solsys® Coat MA, uma nova molécula com alta performance de solubilização e elevada capacidade de niveladora que proporciona uma excelente formação de filme em tintas.

O produto oferece um excelente acabamento para formulações de tintas industriais em geral, particularmente para os segmentos de Repintura Automotiva, OEM e de Madeiras, tornando-se uma alternativa diferenciada para os formuladores desses segmentos de produção.

“Mesmo nesse cenário desafiador que tem enfrentado nos últimos anos, a empresa continuou engajada em desenvolver soluções sustentáveis, de alto desempenho e competitivas, que agregam valor à cadeia e aos seus clientes”, diz Antonio Leite, Vice-Presidente Global de Solventes, Fenol e Derivados e Intermediários de Poliamida do Grupo Solvay.

Além disso, a Rhodia vem investindo ao longo dos anos na ampliação de suas capacidades produtivas. Em 2019, antes da pandemia, foi expandida a planta industrial de acetato de butila. “Em 2020 e em 2021, em meio à pandemia, fizemos desgargalamentos de diversas instalações e, em 2022, concluiremos as expansões das produções de HGL e DAA”, acrescenta Antonio Leite.

Ao mesmo tempo, a empresa está desenvolvendo novas moléculas que substituem produtos importados e atendem a realidade do mercado regional, ou seja, soluções competitivas e de alto desempenho, sempre tendo os clientes como o foco central de cada um desses desenvolvimentos.

“Os reflexos da pandemia no setor produtivo global ao longo dos dois últimos anos, com restrições de insumos, crises logísticas, alta de preços e inflação, instabilidade de demanda e forte variação cambial, mostraram a correção de nossa estratégia de valorizar a indústria local, que está comprometida com o setor e os clientes”, diz Antonio Leite.

80 anos de Paulínia – Faz parte da estratégia de crescimento da Rhodia o desenvolvimento de produtos biorenováveis, biodegradáveis e de carbono neutro, aproveitando o potencial de pesquisa de inovações e do conjunto industrial da empresa em Paulínia, no Brasil, em linha com as metas de incremento de sustentabilidade do Grupo Solvay, seguindo o programa global Solvay One Planet.

O conjunto industrial de Paulínia, que em 2022 completa 80 anos de existência, já alcançou 95% de neutralidade de emissões de carbono e em 2021 conquistou o Certificado Gold de biodiversidade do WHC (Wildlife Habitat Council), renomada organização internacional focada nas práticas de conservação da biodiversidade no setor privado.

Esse certificado significa o reconhecimento de práticas históricas e pioneiras adotadas pela Rhodia para preservação do meio ambiente e da sustentabilidade, em harmonia com a operação de um dos maiores complexos químicos da América Latina.

“Entre os objetivos futuros da empresa, além dos projetos em busca da melhor solução para a geração de energia renovável e sua utilização mais eficiente, estamos analisando oferecer ao mercado produtos carbono neutro via compra de créditos de carbono, devido ao nosso perfil positivo de investimentos em projetos de redução de emissão de carbono”, conclui o Vice-Presidente Global de Solventes, Fenol e Derivados e Intermediários de Poliamida do Grupo Solvay.

Emulsificante e aditivo para Coatings – A Rhodia também está ampliandoa sua oferta de especialidades químicas sustentáveis para o setor de tintas e revestimento. Entre as novidades para a área de Coatings destacam-se o Reactsurf® 0092, um emulsificante para tintas epóxi de alto desempenho, e o Rhodoline® FES 360, um novo aditivo desenvolvido para reduzir o formaldeído do ambiente.

“Estamos discutindo muito sobre inovação, sustentabilidade, desempenho e competitividade, que são os drivers fundamentais para a expansão do setor”, diz Leandro Alves, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Coatings do Grupo Solvay na América Latina.

O mercado de tintas e revestimento prioriza cada vez mais regulamentações ambientais mais rígidas com tintas livres de odores e matérias-primas potencialmente perigosas para o meio ambiente e para as pessoas.

“Nosso papel como fornecedores de soluções para o setor é ajudar os clientes a superar desafios complexos na formulação de tintas e revestimentos que tenham perfis de sustentabilidade aprimorados, estejam em conformidade com as regulamentações em cada país em que atuamos e, ao mesmo tempo, ofereçam alto desempenho e economia.”, explica Leandro Alves.

Para atender às necessidades dos clientes, o Grupo Solvay tem feito investimentos em aumento de produção em várias unidades industriais de diferentes continentes e incrementado os esforços em pesquisa e inovação para o desenvolvimento de novos produtos.

“Por exemplo, estamos com um programa de expansão da nossa planta industrial de Itatiba, no Brasil, tanto de capacidades quanto de desenvolvimento de produtos, visando ao aumento da oferta de produtos nacionais como uma forma de reduzir os impactos da cadeia internacional de suprimentos. Nacionalizando determinados produtos ajudamos a valorizar a indústria local”, afirma Leandro Alves.

Serviço: Rhodia na Abrafati Show 22

De 21 a 23 de junho de 22 – das 11h00 às 20h00 – São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, km 1,5, São Paulo)

Stand: Avenida 2 – B 42

Apresentações especiais:

Palestras no Congresso Internacional de Tintas

Área de Coatis/Solventes

Dia 22/06 – às 10h35 – Solvente inovador com foco em funcionalidade, alto desempenho e competitividade para o segmento de tintas e vernizes base-solvente – A cargo de Victor Rezende, pesquisador da área de Solventes do Grupo Solvay

Área de Coatings/Especialidades Químicas

Dia 21/06, às 15h45 – Emulsificante epoxídico reativo para revestimentos epóxi de alto desempenho à base de água – A cargo de Leandro Alves, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Coatings do Grupo Solvay na América Latina.

Palestra no espaço interno da exposição – Uso de monômero especial para tintas decorativas de alto desempenho – Leandro Alves – Dia 22 de junho, às 14h00.

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 21.000 empregados em 63 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 10,1 bilhões em 2021. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

Mais informações à Imprensa:
Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil
Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br
Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br
Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148