Rhodia lança produtos para aumentar sustentabilidade, desempenho e custo/benefício de tintas e revestimentos

São Paulo, 14 de novembro de 2023 – Na busca constante de agregar valor à cadeia industrial com soluções sustentáveis, de alto desempenho e de excelente custo/benefício, a Rhodia, empresa do Grupo Solvay, está fazendo o lançamento de uma série de produtos diferenciados para o mercado de tintas e revestimentos na ABRAFATI Show 2023 (De 21 a 23 de novembro, no São Paulo Expo, em São Paulo).

Na área de Solventes Oxigenados, uma das novidades é o Solsys® COAT IBA, uma solução biodegradável com eficiência de solubilização e alto desempenho para formulações de revestimentos. Esse produto é destinado à utilização em repintura automotiva, industrial e madeira.

Outro destaque é o Solsys® Coat MA, que, além de excelente performance, traz benefícios econômicos para as formulações de tintas e vernizes voltadas aos mercados de repintura automotiva, OEM, industrial e madeira. 

Ao mesmo tempo, a empresa também apresenta o Hexilenoglicol para aplicação como solução biodegradável com baixo odor para formulações base-água em geral, funcionando como agente coalescente e solvente nivelador, sendo uma excelente opção para dispersão de pigmentos.

Outros destaques são o Rhodiacid® Carbon Neutral, o primeiro ácido adípico neutro em carbono produzido na unidade industrial da empresa em Paulínia (SP), e o Rhodiaeco®, solução de alto desempenho para a indústria de tratamento de couro.

“Com esses lançamentos, nós mantemos o compromisso de entregar as melhores soluções para o mercado de tintas e revestimentos. São produtos que atendem às demandas por melhor custo/benefício, desempenho e inovação, sempre alinhados às necessidades de se avançar em sustentabilidade”, afirma Andrea Jara, Diretora Comercial da Unidade Global de Negócios Coatis, do Grupo Solvay.

Segundo ela, a empresa tem investido em ampliação de capacidade produtiva na área de químicos sustentáveis para tintas e vernizes, ao mesmo tempo em que utiliza sua área de pesquisa e inovação para desenvolver novas moléculas. “Acabamos de lançar o primeiro portfólio de produtos carbono neutro da indústria química/têxtil brasileira, que em breve será ampliado com a incorporação de novos solventes oxigenados”, acrescenta Andrea Jara.

Coatings – Na área de especialidades químicas voltadas para Coatings, a unidade de negócios Solvay Novecare faz o lançamento de diversos produtos para o setor de tintas e revestimentos, destacando o novo Reactsurf® 2490, um surfactante polimerizável para aplicação como um emulsificante primordial para sistemas de látex acrílico e estireno-acrílico. Trata-se de produto especialmente desenvolvido para aplicação em adesivos sensíveis à pressão e tintas nas quais a elevada resistência à água é imperativa, ao mesmo tempo em que mitiga problemas associados à lixiviação de surfactantes.

Na linha de surfactantes que não contêm alquil fenol etoxilado, o destaque é o Rhodapex® BSA 300, produzido na unidade de Itatiba (SP), que oferece uma versatilidade sem paralelos em aplicações de polimerização.

Outra novidade é a linha Addibond™, uma gama de polímeros multifuncionais e eco-friendly da Solvay, projetada para fortalecer a adesão de adesivos e tintas. Os produtos melhoram a resistência à corrosão e a longevidade dos produtos, enquanto reduzem o consumo de recursos e o desperdício. Especificamente formulado para minimizar a toxicidade e o impacto ecológico, o Addibond™ oferece uma solução sustentável e economicamente eficaz para a indústria de tratamento de metais.

Segundo Leandro Alves, Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Coatings da Solvay Novecare, a empresa está investindo no mercado brasileiro, principalmente na unidade industrial de Itatiba-SP.

“Essa unidade tem se tornado um polo dinâmico de inovação dentro do grupo Solvay, especialmente no que tange a surfactantes e monômeros especiais. Estamos alocando recursos para ampliar nossa capacidade de produção e estocagem, além de incorporar novas tecnologias pioneiras”, diz Leandro Alves.

Serviço: Abrafati Show – Congresso Internacional de Tintas e Exposição Internacional de Fornecedores para Tintas

De 21 a 23 de novembro de 2023 – São Paulo Expo (Rodovia dos Imigrantes, São Paulo

Exposição: das 11h às 20h

Congresso: das 11h00 às 17h00 (com Sessões Plenárias às 9h15)

Palestras da Rhodia – Solvay

1 – Sessão 02 – Dia 21/11 – das 11h00 às 11h40

Revestimentos à base de água – Melhorando a resistência à água de formulações à base de água usando surfactantes polimerizáveis

Leandro Alves – Gerente de Desenvolvimento de Negócios de Coatings – Solvay Novecare

2 – Sessão 10 – Dia 22/11 – das 11h45 às 12h25

Novos Materiais – Soluções de alta performance com foco em funcionalidade, segurança e competitividade

Diana Tosto – Technical Development Specialist da área de Solventes da Solvay Coatis

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 22.000 empregados em 61 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 13,4 bilhões em 2022. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

Mais informações à Imprensa:

Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil

Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br

Marcela de Paula – marcela@pexpress.com.br Tels. (55 11) 3284 5164 ou celular (55 11) 999 33 8148