Separação do Grupo Solvay: Novos nomes SOLVAY e SYENSQO são lançados

No contexto da divisão proposta pelo Grupo Solvay, o nome SOLVAY será mantido para a EssentialCo, líder em química essencial, enquanto SYENSQO se tornará o novo nome da SpecialtyCo, que explorará o futuro da ciência.

Bruxelas, 16 de junho de 2023 O Grupo Solvay anuncia os novos nomes das futuras empresas independentes de capital aberto que resultarão de sua separação planejada em duas líderes do setor: SOLVAY e SYENSQO.

Os novos nomes entrarão em vigor após a conclusão da separação planejada do Grupo Solvay, que deve ocorrer em dezembro de 2023, após o cumprimento das condições habituais de legislação.

A CEO da Solvay, Ilham Kadri, comentou a decisão da empresa. “A Solvay tem um legado de 160 anos que será transmitido para as próximas gerações e os nomes de nossas novas empresas refletem isso perfeitamente. A SOLVAY criará e fornecerá soluções essenciais em habitação, saúde, nutrição e mobilidade, que atendem às necessidades básicas da humanidade. Permitirá soluções vitais que estão no centro da vida cotidiana das pessoas. A SYENSQO será uma companhia de pesquisadores que dará início a descobertas que farão a humanidade avançar. Estou muito orgulhosa de nossas equipes que tornaram isso possível e entusiasmada com o futuro brilhante da SOLVAY e da SYENSQO.”

SOLVAY

A SOLVAY, o novo nome da EssentialCo, continuará o legado de dominar os elementos essenciais para um mundo sustentável. Ela está ligada aos seus fundadores, que dominaram o processo de carbonato de sódio ao alcançar um avanço tecnológico que possibilitou muitas outras inovações revolucionárias e foi um grande passo em termos de sustentabilidade.

A SOLVAY se concentrará em fornecer à sociedade e às próximas gerações soluções sustentáveis que atendam às suas necessidades mais essenciais, como purificar o ar que respiramos e a água que bebemos, preservar nossos alimentos, proteger nossa saúde e bem-estar, criar roupas ecologicamente corretas, tornar os pneus de nossos carros mais sustentáveis, e limpar e proteger nossas casas.

Ela contemplará os principais negócios de monotecnologia, incluindo Soda Ash, Peroxides, Silica, Coatis e Special Chem, que geraram aproximadamente € 5,6 bilhões em vendas líquidas em 2022. A empresa fornecerá tecnologias comprovadamente essenciais em vários mercados atraentes e mercados finais resilientes e se beneficiará de sua posição de liderança número um nesses segmentos.

SYENSQO

A SYENSQO, o novo nome da SpecialtyCo, será uma empresa com base na ciência de pesquisadores que buscam perspectivas inesperadas, possibilitam inovações revolucionárias e exploram o futuro da ciência. Ela tem uma forte conexão com a história da ciência da Solvay a serviço da humanidade, como as Conferências Solvay de Física e Química. Os detalhes do nome são os seguintes:

• SY remete a primeira e última letras em Solvay.
  • EN é uma homenagem ao nome de Ernest Solvay.
  • SYENS refere-se à herança científica da Solvay, que remonta a 1911, quando seu fundador Ernest Solvay reuniu 24 das mentes científicas mais brilhantes do mundo – incluindo Albert Einstein e Marie Curie – para a primeira Conferência Solvay. De fato, o impacto foi tão profundo que o Comitê do Patrimônio Mundial da Unesco decidiu inscrever os arquivos das Conferências Solvay de Física e Química em seu Registro da Memória do Mundo.
  • Q destaca esta mesma conferência de 1911, que criou a base para a Física Quântica e lançou uma das maiores jornadas científicas de todos os tempos, que ainda hoje alimenta a inovação de ponta na indústria.
  • E QO refere-se a empresa.

A SYENSQO desempenhará um papel fundamental no futuro da mobilidade limpa, tornando possível a próxima geração de baterias para veículos elétricos, promovendo o hidrogênio verde e os compostos termoplásticos. Ela trará avanços em soluções de base biológica, ingredientes naturais, soluções circulares e muito mais.

A SYENSQO incluirá os negócios altamente inovadores Specialty Polymers, Composites, Novecare, Aroma, Technology Solutions, Oil & Gas, bem como as quatro plataformas de crescimento em baterias, hidrogênio verde, compostos termoplásticos e materiais renováveis e biotecnologia. Os negócios da SYENSQO geraram aproximadamente € 7,9 bilhões em vendas líquidas em 2022.

A Solvay continuará a fornecer atualizações regulares sobre a separação por meio de uma seção dedicada do seu site na Internet (www.solvay.com), fornecendo informações contínuas sobre este importante projeto.

Sobre o Grupo Solvay

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 21.000 empregados em 61 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 13,4 bilhões em 2022. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas por meio de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia. Saiba mais em www.solvay.com

Mais informações à Imprensa:
Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil
Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br e