Sinproquim assina termo de compromisso para a logística reversa de óleo lubrificante usado ou contaminado

Considerado um avanço, o Termo de Compromisso para a Logística Reversa de Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado foi assinado, no final de dezembro, por sete entidades que representam o segmento, entre as quais o Sinproquim. A gerente da divisão de Logística Reversa e Gestão de Resíduos Sólidos da Cetesb, Lia Demange, destacou que o sistema é um sucesso há várias décadas, mas o Termo de Compromisso apresenta alguns avanços no sentido da meta geográfica para chegar aos municípios que não eram atendidos nos últimos anos. O objetivo é capacitar os agentes públicos municipais em relação às particularidades do setor para fundamentar ações de orientação da população em geral e ações de fiscalização, além de capacitação de agentes integrantes da cadeia de logística reversa do óleo lubrificante usado ou contaminado.

O Termo de Compromisso foi assinado pela Associação Brasileira de Produtores de Óleos Lubrificantes e Aditivos (Abrapol), Sindicato Interestadual do Comércio de Lubrificantes (Sindilub), Sindicato Nacional do Comércio Transportador, Revendedor e Retalhista de Combustíveis (Sindtrr), Sindicato da Indústria de Reparação de Veículos e Acessórios do Estado de São Paulo (Sindirepa), Sindicato Nacional da Indústria do Rerrefino de Óleos Minerais (Sindirrefino) e Associação Ambiental para a Coleta, Gestão e Rerrefino do Óleo Lubrificante Usado ou Contaminado (Ambioluc). O Sinproquim foi representado no encontro pelo diretor-executivo da entidade, Renato Endres.