Sinproquim prepara guia sobre a extensão de uso de produtos químicos de uso industrial com validade vencida

Um guia com orientações práticas sobre as técnicas de revalidação e reteste de produtos químicos de uso industrial está sendo finalizado pelo GT criado pelo Sinproquim, com o apoio do Departamento de Desenvolvimento Sustentável da Fiesp. O trabalho tem como objetivo ampliar o conhecimento das empresas, órgãos fiscalizadores e público sobre essas técnicas, amplamente utilizadas em países da Europa, da América do Norte e Ásia. A revalidação somente pode ser realizada pelos fabricantes dos produtos e o reteste pode ser feito pelo usuário, desde que atenda a determinados critérios técnicos.

A revalidação ou o reteste contribuem para evitar o descarte inadequado de produtos com data de validade vencida, mas que ainda guardam suas características e podem ser utilizados ou reaproveitados em outros processos industriais. A aplicação dessas técnicas garante ganho ambiental pela redução do volume de descarte e evita o desperdício de energia e de recursos naturais, além de reduzir custos. O GT, em outra linha de ação, estuda propostas de mudança na legislação e normas para dar segurança jurídica às empresas em relação à revalidação ou o reteste de produtos químicos. O grupo de trabalho é coordenado por Luciana Oriqui, doutora em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Campinas e fundadora do Movimento Menos Resíduo.