Solvay apresenta novo polímero para isolamento de módulo de alta temperatura de baterias de veículos elétricos

Bruxelas, 04 de abril de 2023 – O Grupo Solvay, líder global de mercado em materiais especiais, anunciou a introdução de um novo grau de alto calor e retardante de chama no portfólio de polímeros de cristal líquido (LCP) Xydar® da empresa, projetado para atender às demandas críticas de segurança em componentes de baterias de veículos elétricos.

O novo material Xydar® LCP G-330 HH atende aos requisitos térmicos e de isolamento desafiadores e é direcionado principalmente para placas de módulos de bateria de modelos de veículos elétricos operando com sistemas de tensão mais alta.

“À medida que as montadoras estão mudando de 400 Volts para 800 Volts em veículos elétricos de próxima geração, novas regulamentações na Europa, China, Estados Unidos e em outros países estão aumentando a demanda por componentes de baterias para suportar temperaturas de 300 °C a 1000 °C por um período prolongado”, afirma Brian Baleno, Head de Marketing da área de Transportes da Solvay Specialty Polymers.

“Espera-se que os materiais apropriados mantenham um nível de proteção de isolamento elétrico que forneça tempo suficiente para os passageiros saírem do veículo em um evento de fuga térmica. Nosso novo grau Xydar® LCP combina esse alto potencial de segurança com excepcional processabilidade.”, acrescenta Baleno.

O Xydar® LCP G-330 HH é um polímero de cristal líquido preenchido com vidro para moldagem por injeção capaz de reter seu isolamento elétrico após exposição a 400°C por 30 minutos. Além disso, é um polímero inerentemente retardador de chama, sem o uso de aditivos de halogênio ou bromo. Oferece, ainda, fluidez excepcional e ajuda os projetistas de baterias a obter peças mais finas do que seria possível com os materiais de isolamento dos módulos de bateria atualmente existentes, como policarbonatos ou aerogéis.

O novo polímero foi testado com sucesso com placas moldadas em dimensões típicas de 100 x 150 x 0,5 mm. O Xydar® LCP tem um ajuste comprovado em muitas aplicações elétricas e eletrônicas, bem como em aplicações de revestimento. Além de componentes de iluminação automotiva, sensores, solenóides e conectores, exemplos avançados em mobilidade elétrica incluem revestimentos de ranhuras de parede fina usados no projeto do rotor de um motor de tração de acionamento elétrico. O novo polímero Xydar® LCP G-330 HH amplia o portfólio de soluções da Solvay para o segmento de baterias, que também inclui Solef® PVDF para aglutinantes e separadores, Ryton® PPS para conectores e respiros da linha de refrigeração, e Amodel® PPA para conectores e barramentos.