Solvay avança em igualdade salarial e acelera a paridade de gênero no topo da empresa

Empresa lança uma nova comunidade de liderança sênior com paridade em seu cerne e se compromete a eliminar as disparidades salariais estruturais de gênero

Bruxelas, 22 de março de 2022 – Com a introdução de uma nova Comunidade de Liderança e a publicação dos indicadores salariais masculino/feminino dos cargos de gestão em todo o Grupo, a Solvay dá mais um passo significativo para promover a inclusão, equidade e diversidade. Isso garantirá que uma gama diversificada de vozes e experiências sejam chamadas para influenciar a direção do Grupo, e que a transparência e o diálogo aberto em torno de remuneração justa sejam aumentados.

A nova Comunidade de Liderança da Solvay (SLC, na sigla em inglês) compreende cerca de 50 líderes e é propositadamente diversificada, com foco na paridade de gênero. As mulheres representam 49% do corpo decisório. A SLC se reunirá regularmente para compartilhar experiências e trabalhar coletivamente para moldar o futuro da Solvay.

“Estou realmente empolgada em me aproximar mais deste novo grupo e convencida de que, acelerando a paridade de gênero no topo, atrairemos e reteremos talentos e, portanto, teremos um desempenho melhor”, disse Ilham Kadri, CEO da Solvay.

Como mais um passo para garantir um ambiente de trabalho mais equitativo, o Relatório Anual da Solvay, a partir deste ano, fornecerá transparência sobre os índices salariais dos cargos gerenciais em todo o Grupo.

Em 2021, a proporção salarial média não ajustada entre funcionários do sexo feminino e masculino nas seis maiores localizações – Bélgica, Brasil, China, França, Itália e EUA – foi de 0,95 para a Gerência Júnior, 0,95 para a Gerência Intermediária e 0,96 a 1,00 para a Gerência Sênior/Alta Direção (onde a remuneração média dos funcionários do sexo masculino é de 1,00). Esses índices salariais não são ajustados, ou seja, não levam em consideração desempenho, experiência ou habilidades, por exemplo.

“A Solvay acredita e segue os princípios de pagamento igual para trabalho de igual valor, desde nossas funções iniciais até nossos cargos seniores, independentemente de idade, sexo, etnia ou qualquer outra distinção irrelevante”, explicou Nathalie van Ypersele, Diretora de Diversidade, Equidade e Inclusão. “Identificar, divulgar e eliminar disparidades salariais estruturais indesejadas é um objetivo fundamental de nossos compromissos maiores do nosso programa Solvay One Dignity para criar um ambiente de trabalho equitativo, inclusivo e diversificado”, acrescentou Nathalie.

Lançado há um ano, o programa Solvay One Dignity inclui:

• A celebração de mais de 200 bebês em todo o mundo nascidos de famílias de empregados da Solvay que se beneficiaram da licença estendida e universal de 16 semanas do Grupo para todos os novos pais, independentemente de orientação sexual.

• Mais de 450 mulheres inscritas no desafio A-Effect Ambition, que convida as líderes femininas da Solvay a assumirem suas ambições;

• Treinamento de preconceito inconsciente para todos os líderes seniores, cujas metas foram alcançadas, e continua sendo ministrado.

• Mentoria e apoio ativo para mulheres, bem como aos novos grupos de apoio a funcionários LGBTQ+, funcionários afro-americanos e homens que defendem mudanças reais (MARC).

“É nossa ambição que TODAS as mulheres recebam apoio suficiente na Solvay para se dedicarem ao trabalho e sentirem que seus direitos e escolhas são respeitados e incentivados”, concluiu a Ilham Kadri, CEO da Solvay.

Sobre a Solvay
O Grupo Solvay é uma companhia de química e de materiais cujas tecnologias oferecem benefícios em muitos aspectos da nossa vida cotidiana. Com 21.000 empregados em 63 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio do programa Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteger o clima, preservar recursos e promover uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis, que podem ser encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, equipamentos de saúde, sistemas de purificação de água e ar. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três principais empresas do mundo na maioria de suas atividades e obteve vendas líquidas de € 10,1 bilhões em 2020. A Solvay está listada na Euronext Brussels (SOLB) e Paris e nos Estados Unidos, onde ações (SOLVY) são negociadas através de um programa de ADR Nível I. No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Saiba mais www.solvay.com
Mais informações à Imprensa:
Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil
Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br