Solvay faz parceria com start-up para reciclagem de polímeros especiais usados em instrumentos cirúrgicos descartáveis

A colaboração da cadeia de valor visa promover um ecossistema circular e reduzir a pegada de carbono de instrumentos cirúrgicos descartáveis moldados em Ixef® PARA

Bruxelas, 27 de fevereiro de 2023 – O Grupo Solvay, fornecedor líder de materiais avançados, juntou-se à start-up francesa Ostium em um projeto destinado a permitir a reciclagem mecânica de instrumentos cirúrgicos de uso único em fim de vida moldados em poliarilamida Ixef® reforçada com fibra de vidro (PARA) do portfólio de polímeros especiais da Solvay.

A iniciativa é a primeira na área de reciclagem de polímeros de alto valor utilizados em instrumentos cirúrgicos descartáveis, provando que a segurança médica fornecida por polímeros de alto desempenho, como o Ixef® PARA da Solvay usado nesses instrumentos, pode ser conciliada com a necessidade de maior sustentabilidade e eficiência de recursos.

“Nossos clientes do setor de saúde devem atender às rígidas exigências regulatórias e, ao mesmo tempo, esforçar-se para minimizar a pegada de carbono de seus produtos e apoiar a redução de resíduos em fim de vida em hospitais e clínicas”, diz Claire Guerrero, Gerente Global Marketing e Sustentabilidade na Solvay Specialty Polymers.

“Identificamos uma lacuna entre esses desafios, o que nos levou a essa colaboração única para desenvolver um processo de reciclagem inovador para instrumentos cirúrgicos usados, os quais, em vez de se recuperar seu alto valor material, são comumente descartados por incineração. Ao controlar cada etapa do ciclo do Ixef® PARA original ao composto PARA atualizado, poderemos garantir sua alta qualidade, pureza e desempenho para aplicações exigentes mais à frente, ao mesmo tempo em damos contribuição significativa para uma economia de polímero mais sustentável”, acrescenta Claire Guerrero.

O Ostium Group, uma start-up francesa especializada no design e fabricação de instrumentos para cirurgia ortopédica de quadril, joelho, ombro e trauma, fornecerá aos hospitais novos kits cirúrgicos personalizados feitos com Ixef® PARA e coletará os instrumentos após o seu uso.

Tal medida também promoverá a substituição de instrumentos cirúrgicos de metal por designs de polímeros leves e ajudará as instalações médicas a reduzir seu tempo e custo de esterilização e descarte, além de reduzir sua pegada de carbono.

A parceria com um líder reconhecido regionalmente no tratamento e reciclagem de resíduos de atividades de saúde com riscos infecciosos foi fundamental para o desenvolvimento de um processo mecânico dedicado para limpar, classificar e triturar o material coletado, fornecendo matéria-prima polimérica de alta qualidade que pode ser usada na produção de novos polímeros.

Desta forma, instrumentos cirúrgicos em fim de vida podem se tornar parte de um ecossistema circular que evita a perda de material valioso e reduz o consumo de recursos fósseis. Por fim, a Solvay está avaliando as opções de upcycling e como integrar novamente essa matéria-prima reciclada em novos compostos PARA de alto desempenho.

Testes iniciais mostraram que o composto PARA baseado em reciclagem oferece um nível muito alto de desempenho, com até 85% de propriedades de flexão e nenhuma perda em seu excelente acabamento superficial quando comparado com o grau virgem, com a vantagem adicional de uma menor pegada de carbono.

Tendo em vista as regulamentações em vigor no mercado de saúde com restrições ao uso de materiais reciclados, a Solvay tem como alvo soluções downstream de circuito aberto nas quais esse material reciclado encontrará uma segunda vida em mercados sofisticados, como automotivo e equipamentos esportivos e de lazer.