Solvay lança sílica biocircular na Europa, com planos de expansão na América do Norte

A nova sílica biocircular de alta dispersão (HDS) da Solvay, apoiada por fabricantes globais de pneus, aumentará significativamente o uso de matéria-prima sustentável e reduzirá a pegada de CO2 na indústria de pneus

Bruxelas, 19 de janeiro de 2023 – O Grupo Solvay está investindo em sua unidade de Livorno, na Itália, para lançar a primeira sílica circular de alta dispersão (HDS) da empresa, produzida com silicato de sódio de base biológica derivado da cinza da casca de arroz. Esse novo processo inovador de silicato fornece uma solução circular, ao oferecer uma nova aplicação à casca de arroz na cadeia de valor local.

Juntamente com a integração de energia renovável na fábrica, a nova produção permitirá à Solvay alcançar uma redução de 50% na emissão de CO2 por tonelada de sílica. Com isso, a unidade de Livorno passará a ser o melhor local de produção de sílica da Europa em termos da pegada de CO2. A produção está prevista para começar no final de 2024.

O Grupo substituirá gradualmente seu atual portfólio de Zeosil® pela HDS biocircular, fornecendo uma solução circular para a produção de pneus, que contribuirá para aumentar o uso de matérias-primas sustentáveis e reduzir a pegada de CO2 da indústria de pneus.

Essa nova geração de sílica precipitada também atenderá as necessidades das indústrias de produtos domésticos e de cuidados pessoais, e de alimentação humana e animal.

A Solvay, líder mundial em inovação no campo da sílica de alta dispersão, é a primeira empresa a se comprometer com a produção de HDS circular em uma unidade europeia com prazo definido, e agora está focada na construção do ecossistema necessário para levar essa solução ao mercado. Tal objetivo envolve trabalhar com as partes interessadas em toda a cadeia de valor, e a Continental é um parceiro fundamental nessa jornada.

Com a implementação desse exclusivo e competitivo processo à base de cinza de casca de arroz (RHA) na Europa, a empresa é capaz de garantir a qualidade consistente do produto, nivelando a variabilidade das matérias-primas agrícolas.

“A sílica é essencial para o alto desempenho dos nossos pneus. E com a sílica biocircular da Solvay, nossos pneus passarão a ser, ao mesmo tempo, mais sustentáveis. Essa solução reduz a pegada de carbono geral e aumenta a participação de materiais renováveis em nossos pneus”, disse Claus Petschick, Diretor de Sustentabilidade da Continental Tires.

Ele acrescentou que “a casca de arroz é um subproduto agrícola que não era utilizado para a produção de pneus até muito recentemente. Em breve, nos levará a um passo mais perto de nossa meta de materiais 100% sustentáveis em nossos pneus até 2050, o mais tardar”.

A Solvay também tem planos de construir uma nova fábrica na América do Norte nos próximos anos para expandir sua capacidade de produção de HDS, o que aumentará significativamente a presença do Grupo na região. Essa nova instalação será projetada para matérias-primas circulares e estará alinhada com o projeto de neutralidade de carbono da empresa. O Grupo também está analisando projetos com HDS biocircular na Ásia e na América do Sul.

“Em linha com a nossa busca constante de progresso e inovação, o lançamento da nossa HDS biocircular na Europa é apenas o primeiro passo de um projeto de longo prazo que nos permitirá oferecer uma solução circular para fabricantes de pneus e outras indústrias em todo o mundo, à medida que continuamos reinventando o progresso com nossa oferta de sílica precipitada”, disse Ilham Kadri, CEO da Solvay.

Sobre a Solvay

A Solvay é uma empresa de ciências cujas tecnologias trazem benefícios para muitos aspectos da vida diária. Com mais de 21.000 funcionários em 63 países, a Solvay une pessoas, ideias e elementos para reinventar o progresso. O Grupo busca criar valor compartilhado sustentável para todos, principalmente por meio de seu projeto Solvay One Planet, elaborado em torno de três pilares: proteção do clima, preservação de recursos e promoção de uma vida melhor. As soluções inovadoras do Grupo contribuem para produtos mais seguros, limpos e sustentáveis encontrados em residências, alimentos e bens de consumo, aviões, carros, baterias, dispositivos inteligentes, aplicações de saúde, sistemas de purificação de água e ar, entre outros. Fundada em 1863, a Solvay está hoje entre as três maiores empresas do mundo na grande maioria de suas atividades e suas vendas líquidas em 2021 foram de € 10,1 bilhões. A Solvay está listada na Euronext Bruxelas e Paris (SOLB). No Brasil, a Solvay também atua com a marca Rhodia.

Saiba mais em www.solvay.com

Mais informações à Imprensa:
Sobre o Grupo Solvay e a Rhodia no Brasil
Roberto Custódio – roberto@pexpress.com.br – (55 11) 999 33 8148