Utilização da capacidade instalada do setor químico paulista recua para 71,13% em maio

A utilização da capacidade instalada (NUCI) no setor químico do Estado de São Paulo em maio, com ajuste sazonal, chegou a 71,13%, o que representa queda de 3,2 pontos percentuais em relação a abril (73,49%), segundo levantamento de conjuntura da Fiesp. O dado se manteve menor que a média histórica atual de 79% e menor que a média da indústria de transformação (80,4%), demonstrando, além de precaução nas decisões dos industriais para investimento na produção, baixa procura do lado da demanda em virtude dos diversos incentivos do governo às importações.

A fabricação paulista de produtos químicos no mês de abril, que inclui os segmentos de produtos químicos de uso industrial e da cadeia química, excluindo produtos de higiene, limpeza e cosméticos, apresentou alta de 13,1%, na comparação com o número-índice de abril de 2021. No acumulado do ano, de janeiro a abril, conforme os indicadores da pesquisa industrial mensal da produção física (PIM-PF), do IBGE, houve crescimento de 3,3%. O dado positivo foi puxado pelo aumento na produção de produtos derivados de petróleo e álcool.

*O Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) é a parcela da capacidade de produção operacional utilizada, expressa em porcentagem, que pode variar de 0% a 100%.

*A divulgação dos indicadores de produção e de Nível de Utilização da Capacidade Instalada (NUCI) do Estado de São Paulo são divulgados cerca de dois meses após a divulgação dos dados do país.