Fórum Empresarial Chile-Brasil abre oportunidades para alavancar comércio entre os dois países

A ApexBrasil abriu inscrições para empresários interessados em integrar a comitiva do presidente Lula, que visitará o Chile em 17 de maio, para participar do Fórum Empresarial Chile-Brasil. O Chile é um importante parceiro comercial do País. As principais exportações brasileiras para o Chile são minério de ferro, carnes, produtos químicos, máquinas e equipamentos. As exportações chilenas para o Brasil são, principalmente, de cobre, frutas frescas, vinhos e produtos farmacêuticos.

O Brasil e o Chile assinaram, em 2018, após quatro rodadas de negociação, o Acordo de Livre Comércio (ALC), em vigor desde 25 de janeiro de 2022. O instrumento complementa a liberalização alcançada por meio do Acordo de Complementação Econômica entre o Mercosul e o Chile (ACE nº 35) e incorpora modernas disciplinas para maior intercâmbio comercial, tanto de bens quanto de serviços. Em 2020, a corrente de comércio entre o Brasil e o Chile totalizou US$ 6,7 bilhões, com foco em bens industriais e agroindustriais de maior valor agregado. O Chile é o segundo maior parceiro comercial do Brasil na América do Sul e o Brasil é o maior parceiro do Chile na América Latina.