O Comitê Gestor do Fundo Nacional sobre Mudança do Clima (FNMC), ou Fundo Clima, aprovou o Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) para 2025. No total, serão investidos R$ 11,2 bilhões em projetos de mitigação e adaptação que contribuam para proteger a população dos efeitos da emergência climática em todo o País. Desse total, R$ 4,46 milhões serão aplicados pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) em projetos não reembolsáveis.
Os investimentos reembolsáveis serão feitos em diferentes linhas de financiamento, por meio de linha de crédito operada pelo BNDES, que vão desde o desenvolvimento urbano resiliente até florestas nativas e recursos hídricos, incluindo logística de transportes, mobilidades verdes, indústria verde, transição energética e serviços e inovação verdes.
O Programa Fundo Clima tem como objetivo apoiar a implantação de empreendimentos, a aquisição de máquinas e equipamentos e o desenvolvimento tecnológico relacionados à redução de emissões de gases do efeito estufa e à adaptação às mudanças do clima e aos seus efeitos.
O financiamento para projetos de reúso de efluentes e dessalinização de águas salobras ou salinas para fins industriais foi incorporado, a pedido da CNI, ao Plano Anual de Aplicação de Recursos (PAAR) 2025.