Alta carga tributária passa a ser o principal problema enfrentado pelos empresários brasileiros

A pesquisa Sondagem Industrial realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) mostra que a elevada carga tributária passou a liderar o ranking das preocupações dos empresários do País. Antes, o principal problema apontado pelos empresários era a falta ou o alto custo das matérias-primas, que passou para o segundo lugar. A baixa demanda interna, as elevadas taxas de juros e a falta ou o alto custo de trabalhador qualificado são outros pontos de preocupação. Além dos principais problemas do setor industrial, a pesquisa apresenta indicadores relacionados ao desempenho da indústria no mês de dezembro de 2022 e as expectativas do empresário em janeiro de 2023. A CNI ouviu 1.688 empresas, das quais 694 são de pequeno porte, 571 de médio porte e 423 de grande porte.