Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Localização

Serviços prestados aos associados

Um cenário em constante mutação exige informação de qualidade

As rápidas mudanças nas formas de fazer negócios, na legislação, na tecnologia, nas demandas da sociedade e nas relações trabalhistas impõem às empresas a necessidade de contar com suporte e serviços que possibilitem a seus dirigentes e colaboradores estarem constantemente atualizados sobre o cenário econômico e social.

O Sinproquim, que representa as indústrias de produtos químicos inorgânicos e orgânicos para fins industriais e seus diversos segmentos no Estado de São Paulo, onde se concentra o maior número de empresas do setor, trabalha, de forma ética, responsável e transparente, para elevar a competitividade da indústria química, desenvolvendo atividades que agregam valor às associadas e estimulam o crescimento da economia brasileira e o desenvolvimento social.

Entre as vantagens de ser associado do Sinproquim estão o benefício do uso de liminares contra decisões de órgãos públicos, como a que evitou a aplicação pela Cetesb de uma nova fórmula de cálculo de taxas para o licenciamento ambiental, o apoio de consultorias especializadas, o acesso a análises e estudos econômicos, contratação com desconto de instituições e consultorias, a constante atualização sobre mudanças na legislação e em outros temas que influenciam as atividades da indústria química, bem como o uso das instalações do Sinproquim, sem qualquer custo, para cursos e palestras.

Principais serviços prestados pelo Sinproquim

  1. Representa a indústria química paulista perante o Executivo, o Judiciário e o Legislativo nas esferas, municipal, estadual e federal.
  2. Negocia e firma acordos ou convenções coletivas de trabalho com os sindicatos de trabalhadores do setor químico no Estado de São Paulo
  3. Apoia e assessora as empresas associadas em temas como relações trabalhistas, compliance, comércio exterior, meio ambiente, transporte, logística, assuntos tributários e econômicos.
  4. Colabora, como órgão técnico e consultivo, com autoridades, organismos e instituições no estudo e solução de problemas que afetam a indústria química paulista.
  5. Propõe medidas administrativas, judiciais e extrajudiciais, de natureza coletiva, possibilitando às empresas associadas se beneficiarem das decisões da Justiça, inclusive às concedidas em caráter liminar.
  6. Elabora estudos econômicos e conjunturais que auxiliam a indústria química paulista na tomada de decisões, contribuindo para o desenvolvimento do setor.
  7. Promove o intercâmbio de informações e a atualização profissional por meio de workshops, cursos, palestras e seminários, que abordam temas específicos de interesse do setor químico.
  8. Negocia convênios e parcerias com instituições de ensino e consultorias especializadas, oferecendo desconto a empresas associadas.

Consultorias

Assuntos trabalhistas e de recursos humanos

Representa a indústria química paulista nas negociações com os sindicatos de trabalhadores do setor químico no Estado de São Paulo para o estabelecimento de convenções coletivas de trabalho. Assessora as empresas associadas e emite pareceres jurídicos sobre as corretas interpretações e alterações da legislação, bem como em relação à aplicação dos instrumentos coletivos de trabalho vigentes no âmbito da categoria.
Responsável pela área: Enio Sperling Jaques

Assuntos tributários

Informa e orienta sobre alterações na legislação que possam afetar as atividades da indústria química no âmbito municipal, estadual e federal. Prepara pleitos de análise tributária, defesa e pareceres jurídicos contra procedimentos que possam afetar as atividades das empresas.
Responsável pela área: Eliza Jaques

Comércio exterior

Acompanha as negociações internacionais e as mudanças na legislação de comércio exterior, consultando as empresas associadas sobre decisões que possam afetar suas atividades, como alterações nas alíquotas do imposto de importação, pedidos de ex-tarifários, concessões de redução tarifária e negociações de acordos de comércio e pleitos de antidumping.
Responsável pela área: Wolfgang Lieb

Economia e conjuntura

Analisa, por meio de dados estatísticos, o desempenho da indústria química paulista, tanto no mercado interno quanto no mercado externo, e divulga estudos e análises sobre o setor e a conjuntura nacional. É responsável pela elaboração do “Guia da Indústria Química do Estado de São Paulo”, que reúne informações sobre empresas, produtos fabricados, matérias primas e setores de aplicação.
Responsável pela área: Renato Endres

Logística e assuntos regulatórios

Assessora as empresas associadas em relação ao manuseio, armazenagem, rotulagem e transporte de produtos e resíduos perigosos, visando ao atendimento à legislação e às normas vigentes, como forma de evitar acidentes e penalizações. Apresenta propostas de alterações na legislação e participa ativamente da elaboração de normas técnicas relacionadas à segurança, transporte e meio ambiente.
Responsável pela área: Glória Benazzi

Comissões

Compliance

Assessora as associadas no sentido de agir de acordo com normas e procedimentos internos e externos em conformidade com as leis. A Comissão é também um foro para a discussão de procedimentos e troca de experiências.

Jurídica e Recursos Humanos

Dá diretrizes para as negociações trabalhistas com os sindicatos dos trabalhadores do setor químico do estado de São Paulo para o estabelecimento de convenções coletivas de trabalho. Trata das matérias jurídicas e de recursos humanos de interesse das associadas.
Sinproquim
Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos
para Fins Industriais e da Petroquímica no
Estado de São Paulo.

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Aclimação
01532-020 - São Paulo - SP
11 3469-0455
sinproquim@sinproquim.org.br

Ver localização no mapa
Institucional   |   Associados   |   Guia   |   Assessorias   |   Contribuição Sindical   |   Cursos e Eventos   |   Notícias   |   A Química

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Localização

   

Desenvolvido por Fábrica C Comunicação