Ferramenta possibilita às empresas se autoavaliarem em economia circular e receber diagnóstico

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) desenvolveu uma ferramenta, denominada Rota de Maturidade, que possibilita a realização de uma autoavaliação em economia circular. A ferramenta gera um diagnóstico e sugere práticas para aumentar o grau de sustentabilidade da empresa. O acesso à Rota de Maturidade é gratuito.

Pesquisa da entidade em parceria com o Centro de Pesquisas em Economia Circular da USP revelou que 85% das indústrias no País desenvolvem ao menos uma prática de economia circular, sistema em que o modo de produção é redesenhado para permitir um fluxo circular dos recursos, minimizar os resíduos e contribuir para o desenvolvimento sustentável. A pesquisa foi realizada entre 17 de maio e 30 de julho de 2024 com 253 indústrias. Segundo o Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa (SEEG), iniciativa do Observatório do Clima, o setor de resíduos foi responsável por 4% (91,3 milhões de toneladas) das emissões de CO2 no Brasil, em 2022.

Fórum mundial

Organizado em conjunto pela Fiesp, Apex-Brasil, CNI e pelo Fundo de Inovação Sitra, da Finlândia, será realizado na cidade de São Paulo, nos dias 13 e 14 de maio de 2025, o Fórum Mundial de Economia Circular (WCEF). A CNI e a Fiesp abriram uma chamada pública para selecionar boas práticas da indústria em economia circular. Podem participar indústrias da América Latina e Caribe. As inscrições vão até 31 de outubro.

Rota da Maturidade