Levantamento da CNI mostra que indústria tem expectativas moderadas para o segundo semestre

No mês de junho, o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), recuou 0,8 ponto, de 52,2 pontos para 51,4 pontos. O Índice de Condições Atuais caiu de 47 pontos para 46,2 pontos, o que indica uma percepção ainda mais negativa das condições atuais da economia brasileira e das empresas na comparação com os últimos seis meses. O Índice de Expectativas recuou de 54,8 pontos para 54,0 pontos. Apesar de continuar acima da linha divisória de 50 pontos, a queda apresenta um otimismo moderado em relação à economia e às empresas para os próximos seis meses.

O ICEI tem como base consulta a empresários industriais para prever o desempenho e sinalizar as mudanças de tendência da atividade industrial.  Na avaliação de Larissa Nocko, economista da CNI, a reforma tributária, em fase de regulamentação, e as taxas de juros que, apesar de terem recuado em relação ao ano passado, ainda seguem em um patamar que restringe a atividade econômica, são fatores que têm afetado a confiança do empresário industrial.