Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Localização

A Química

Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos

A Tabela Periódica dos Elementos Químicos é uma das realizações mais significativas da ciência, captando a essência não só da química, mas também da física e da biologia.

É uma ferramenta única, permitindo ao cientista prever a aparência e as propriedades da matéria na Terra e no resto do Universo.

1869 é considerado o ano da descoberta do Sistema Periódico por Dmitri Mendeleev. Em 2019, o mundo comemora os 150 anos dessa descoberta, que deu novos rumos à ciência e ampliou os horizontes da humanidade.

A Unesco proclamou 2019 como o Ano Internacional da Tabela Periódica dos Elementos Químicos em dezembro de 2017. A iniciativa é apoiada pela União Internacional de Química Pura e Aplicada (IUPAC), em parceria com a União Internacional de Física Pura e Aplicada (IUPAP), Associação Europeia para Ciência Química e Molecular (EuCheMS), Conselho Internacional para Ciência (ICSU), União Astronômica Internacional (IAU) e União Internacional de História e Filosofia da Ciência e Tecnologia (IUHPS).

Em 2017, em comemoração a 85 anos de atividades, o Sinproquim criou a exposição itinerante “A importância dos produtos químicos para uma vida melhor”, tendo como um dos destaques a Tabela Periódica dos Elementos Químicos. A mostra, com caráter itinerante, destaca como os produtos químicos são úteis no lar, nas escolas, nas fábricas, nos escritórios, no campo, no lazer e na saúde. Não há área ou setor que não utilize em seus processos ou produtos algum insumo de origem química. Na indústria química, substâncias são modificadas e recombinadas, através de avançados processos, para gerar matérias-primas que serão empregadas na formulação de medicamentos, na geração de energia, na produção de alimentos, na purificação da água, na fabricação de bens como automóveis e computadores, na construção de moradias e na produção de uma infinidade de itens, como roupas, utensílios domésticos e artigos de higiene que estão no dia a dia da vida moderna.

Sinproquim