Abrapol e Sinproquim atuam em parceria para incentivar a logística reversa de óleos lubrificantes usados ou contaminados

A Abrapol, que opera desde o final de 2022 a partir da sede do Sinproquim, se prepara para uma nova fase de crescimento na prestação de serviços ao importante segmento de óleos lubrificantes e aditivos. Em dezembro de 2022, a Abrapol firmou o Termo de Compromisso de Logística Reversa (TCLR) junto com o Sinproquim, Ambioluc, Sindilub, Sindirepa, Sindirrefino e Sinditrr

O Termo de Compromisso, assinado com a Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) e Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente (SIMA), teve como objetivo a implantação do sistema coletivo de logística reversa de lubrificantes usados ou contaminados (OLUC). Esse foi um grande passo das entidades na área da sustentabilidade.

O mercado brasileiro de lubrificantes para 2024 está estimado em cerca de 1,6 bilhão de litros e a previsão é de crescimento. Para 2026, a projeção é de que o mercado desses produtos chegará próximo a 1,7 bilhão de litros.  O segmento automotivo é o principal destino dos óleos lubrificantes, mas esses produtos têm inúmeras outras aplicações, principalmente na indústria, como graxas, fluidos hidráulicos, metalúrgicos, óleos para transmissão e outras finalidades.

O óleo lubrificante usado ou contaminado, quando descartado indevidamente, tem potencial de causar sérios danos ao meio ambiente e à saúde humana. Estima-se que apenas um litro de OLUC, quando descartado de forma inapropriada no meio ambiente, contamina um milhão de litros de água.

A Resolução nº 362 do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) determina que todo óleo lubrificante usado ou contaminado deve ser recolhido, coletado e destinado à reciclagem por meio do sistema de rerrefino. Empresas que atuam no segmento de óleos lubrificantes se associaram ao Sinproquim para aderir ao sistema coletivo de logística reversa, iniciativa que atende ao princípio da responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida do produto, com o retorno do óleo usado pelos canais inversos da distribuição, reduzindo, dessa forma, riscos ao meio ambiente e à saúde humana, bem como de penalidades previstas na legislação, além de contribuir para a boa imagem da empresa e do segmento.

As entidades signatárias do Termo de Compromisso criaram um site que reúne informações sobre o processo de logística reversa, legislação e outras informações sobre óleos combustíveis usados ou contaminados.