Cesiq analisa riscos para a economia pelo aumento da dependência externa de produtos importados

O Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química (Cesiq) avaliou, em reunião realizada no dia 21 de fevereiro, os impactos no médio e longo prazo sobre a indústria brasileira causados pelo excesso de oferta e de baixos preços das resinas termoplásticas no mercado internacional, bem como da isenção do imposto de importação para compras internacionais de até US$ 50. O forte aumento nas importações coloca em risco os produtores locais, que já operam com alta taxa de ociosidade. Apesar da aparente vantagem no curto prazo para os setores importadores de resinas, o Cesiq alerta sobre o risco do aumento da dependência externa de fornecedores, que poderão voltar a praticar preços mais altos após a inviabilização da produção local e eventual mudança no cenário internacional.

Uma proposta que está em estudo para enfrentar essa situação de baixos preços, que já tem provocado demissões no setor químico e afeta inclusive os recicladores de plásticos, é a elevação transitória para o limite de 14%, por um ano, da Tarifa Externa Comum (TEC) do Mercosul. Na avaliação do Cesiq, o impacto nos preços dos produtos finais seria mínimo, não prejudicando os consumidores.

A indústria química, que é a segunda maior cadeia empregadora e responsável pela segunda maior massa salarial do setor industrial no País, também está sendo afetada pela isenção do imposto de importação para compras internacionais on-line de até US$ 50. Essas importações causam forte impacto em setores que são grandes consumidores de produtos químicos, como o calçadista e de vestuários. O Cesiq considera que é necessário avaliar com mais detalhes as cadeias produtivas e equacionar soluções estruturais para possibilitar a retomada prevista no Plano Nova Indústria Brasil.

O Conselho das Entidades Sindicais da Indústria Química é constituído pelos presidentes dos sindicatos da indústria química da Bahia, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro e São Paulo. Em conjunto, essas entidades representam cerca de 70% da indústria química brasileira. O presidente-executivo da Abiquim, André Passos Cordeiro, participou da reunião do Cesiq.