Fiesp publica dados sobre a atividade da indústria brasileira e paulista no segundo trimestre do ano

A Fiesp reuniu informações sobre a atividade industrial no País e no Estado de São Paulo no segundo trimestre do ano, o que possibilita uma análise do desempenho de cada segmento e projeções para os próximos meses. A perspectiva é de melhora nos indicadores e em investimentos em Indústria 4.0 e Capacidade Instalada para o terceiro trimestre de 2024​.

O desempenho do segmento de Petróleo e Biocombustíveis, Químicos e Farmacêutico foi negativo no fechamento do 1º trimestre/24 (-1,0%) na comparação com o trimestre anterior. Ainda em bases trimestrais, o recuo do segmento no período janeiro a março de 2024 repetiu o comportamento negativo observado no quarto trimestre de 2023 (-2,0%). No acumulado em 12 meses, até março, o segmento registrou alta de 3,2%. O setor, contudo, aponta melhora da produção e das vendas para 2º e 3º trimestres de 2024.

A publicação engloba dados do desempenho e expectativas dos segmentos de alimentos e bebidas; têxtil, vestuário e couro e calçados; madeira e móveis; papel e celulose e impressão; petróleo e biocombustíveis, químicos e farmacêutico; borracha e plástico; minerais não metálicos e metalurgia; produtos de metal; e informática e material elétrico; máquinas e equipamentos e manutenção de máquinas e equipamentos; veículos e outros equipamentos de transporte; veículos e outros; e diversos. Há também dados sobre a evolução do PIB do Estado de São Paulo e expectativas da indústria paulista para o terceiro trimestre de 2024.