LANXESS transforma madeira resultante da poda de árvores em energia limpa e doação de leite

Chamada de “Energia gera leite”, a iniciativa de cunho socioambiental converte a madeira de podas que seria descartada em energia e usa o valor gerado para a doação de leite para a comunidade

São Paulo, 11 de outubro de 2023 – Uma indústria de especialidades químicas localizada em Porto Feliz (São Paulo), está transformando restos de podas de árvores em energia limpa e convertendo o valor gerado em compra de leite para doação – somente neste ano, já foram doados 1.074 litros para famílias da região.

Chamado de “Energia gera Leite”, o projeto é uma iniciativa da LANXESS Brasil e teve sua primeira edição em 2022, com mais de 6.400 litros de leite doados. Esse volume supriu uma média mensal 50 famílias, de setembro a dezembro do ano passado.

O projeto tem diferentes fases. Na primeira, a empresa recebe da Prefeitura de Porto Feliz os restos de podas de árvores da cidade, um material que seria descartado. Na segunda etapa, a LANXESS usa esse material como biomassa para gerar energia para a sua fábrica localizada no município, o que resulta em economia de custos para a empresa. Por fim, esse valor economizado é revertido pela empresa para a compra de leite, que é realizada por meio da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura da cidade.

Neste ano, com 20 toneladas de biomassa gerada a partir da madeira reciclada enviada pela Prefeitura de Porto Feliz à fábrica da empresa, a companhia acaba de entregar mais 1.074 litros de leite para a comunidade.

“Além de ser uma ação de economia circular, que dá um destino útil para os resíduos gerados com as podas das árvores da cidade, essa parceria com a LANXESS nos permite gerar um valor social para a região, atendendo famílias que necessitam destas doações, sendo o leite um dos produtos mais importantes para essa população”, comenta Ana Ligia Simões, Secretária de Assistência Social da Prefeitura de Porto Feliz.

A geração de energia por biomassa é um processo pelo qual a energia é produzida a partir de materiais orgânicos, como é o caso de resíduos de madeira. Esses materiais são queimados ou produzem calor por meio de processos químicos. A partir disso, gera-se eletricidade ou calor útil para diversas finalidades.  “Esta iniciativa é um projeto com base nos conceitos de ESG (Meio Ambiente, Sociedade e Governança, na sigla em inglês), aplicados na prática e queremos seja a primeira de muitas ações neste sentido. Estamos planejando diversas novas frentes de atuação, envolvendo voluntários e parceiros, com o objetivo de contribuir social e ambientalmente com nossa região”, comenta Robert Madersdorfer, gerente executivo da fábrica da LANXESS em Porto Feliz. “Ainda não somos capazes de tirar leite de pedra, mas de madeira reciclada, sim!”, brinca o executivo.

Sustentabilidade e Cidadania Corporativa

A segunda edição do projeto Energia e Leite contou com a atuação de voluntários da fábrica da empresa em Porto Feliz e integra o pilar de Cidadania Corporativa da LANXESS, que expressa o compromisso da companhia com a sociedade e com o meio ambiente.

Dessa forma, a ação contribui também para fortalecer o contato direto da equipe da companhia com a comunidade, fortalecendo a consciência ambiental e social de todos os colaboradores.

Com matriz alemã e presença em mais de 32 países no mundo, a LANXESS tem a Sustentabilidade como uma premissa fundamental, tanto no Brasil como em todas as suas ações globais. A empresa é signatária do Pacto Global das Nações Unidas e está alinhada com o Acordo Climático de Paris. Recentemente a companhia definiu uma meta ambiciosa para suas emissões de Escopo 3: tornar neutras para o clima suas cadeias de suprimento até 2050. Essas metas foram aprovadas pela iniciativa Science Based Targets (SBTi). Para emissões diretas na produção (Escopo 1) e para fontes de energia (Escopo 2), a LANXESS já havia estabelecido, há três anos, o objetivo de se tornar neutra para o clima até 2040.

No final de 2020, a empresa foi reconhecida pela quarta vez como líder global em proteção climática pela iniciativa internacional CDP (Carbon Disclosure Program). Na avaliação, a empresa foi incluída na “Lista Clima A” como uma das 270 companhias mais bem avaliadas do mundo, classificando-se entre as 5% melhores, entre 5.800 empresas.

Em 2022, a LANXESS ficou em primeiro lugar no Índice Dow Jones de Sustentabilidade (DJSI) Europa, na categoria “Produtos Químicos”, alcançando 85 pontos de um total de 100. No DJSI World, a empresa ficou em segundo lugar, assim como no ano anterior.