Sinproquim propõe aumento real de 1% mais variação do INPC para o reajuste salarial dos trabalhadores

A proposta aprovada pelo CEAG-10 para a negociação coletiva com as federações de trabalhadores do setor químico no Estado de São Paulo, referente ao período de 2023 a 2025, prevê correção salarial pela variação integral do INPC entre 1º de novembro de 2022 e 31 de outubro de 2023, mais 1% de aumento real. Também serão corrigidos, nas mesmas bases, o teto de aplicação do reajuste salarial, atualmente fixado em R$ 9.541,40, os salários normativos e os valores de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), com antecipação da data de pagamento em um mês em 2024 e mais um mês em 2025. Está prevista também a correção do Fundo de Inclusão e Integração Social (FIS).

As cláusulas sociais e sindicais serão renovadas por dois anos, até 2025, mas está prevista uma negociação coletiva entre as entidades sindicais dos trabalhadores e as patronais ao final de cada semestre, com a inclusão de cláusulas em que houver acordo mútuo na Convenção Coletiva de Trabalho.

Há informações de que a proposta apresentada pelo CEAG-10 teria sido aceita pela Federação dos Trabalhadores nas Indústrias. Químicas e Farmacêuticas do Estado de São Paulo (Fequimfar). O CEAG- 10 é formado pelo Sinproquim, Siresp, Sindiveg, Sitivesp, Sindiplast, Siacesp, Sinprifert, Sipatesp, Sinaesp e Sindam.

Na circular elaborada pelo Departamento Jurídico do Sinproquim, há mais informações sobre as negociações.