Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

Notícias Associados

Braskem e Condor desenvolvem kit de pintura com plástico pós-consumo

10/04/2018

Parceria fecha ciclo de reciclagem dos baldes de tintas utilizados pelos mercados de gráficas e demarcação viária
 

São Paulo, 10 de abril de 2018 – Com o objetivo de promover iniciativas de valorização da cadeia da reciclagem de resíduos plásticos, por meio de sua plataforma Wecycle, a Braskem se uniu à empresa Condor, fabricante de materiais para pintura imobiliária e outros produtos, para desenvolver o “Kit Sustentável Especial” de pintura, utilizando plástico pós-consumo.

 

Trata-se do primeiro produto proveniente do reaproveitamento de embalagens plásticas de tintas gráficas e demarcação viária. Indicado para pinturas de paredes, superfícies lisas e acabamentos, o kit é composto por uma bandeja, um pincel, dois rolos de pintura e um suporte para fixação dos mesmos.

 

A parceria surgiu após estudo realizado pela Braskem, que identificou a necessidade de empresas fabricantes de tintas e gráficas em encontrar um destino adequado para embalagens descartadas, promovendo o reaproveitamento do material a um custo competitivo. A partir daí, através da Plataforma Wecycle, as embalagens descartadas passaram a ser coletadas para a reciclagem e produção de resina de polipropileno pós-consumo.

 

Atualmente, a Braskem coleta cerca de 5 mil embalagens descartadas por mês por empresas do segmento de tintas, mas a expectativa é duplicar a quantidade ainda neste ano. Com o que é coletado, a companhia fornece mensalmente duas toneladas de resina de polipropileno pós-consumo à Condor, podendo aumentar este volume de acordo com a demanda da empresa.

 

“A Condor é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e quer ajudar a amenizar o efeito do descarte incorreto de materiais. Por este motivo firmamos parceria com a Braskem. A cada mês recebemos cerca de duas toneladas de resinas que são geradas a partir de cinco mil baldes utilizados em demarcações viárias e gráficas na região sul e sudeste. Com este material, é possível produzir até seis mil kits de pinturas por mês”, enfatiza Daniel Coutinho, coordenador de Marketing da Condor Pincéis.

 

Por meio da plataforma Wecycle, criada em 2015, a Braskem busca fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente. A iniciativa já resultou na parceria com diversas organizações para o desenvolvimento de produtos, soluções e processos ligados à reaproveitamento do plástico.

 

"A Braskem se preocupa em criar soluções inovadoras para promover o desenvolvimento sustentável e atender às demandas de nossos clientes e da sociedade. A parceria com a Condor é um exemplo disso. Ao estudar o mercado, conseguimos propor uma solução para um dos desafios do setor e ainda criar um produto sustentável, fechando o ciclo. Iniciativas como esta reforçam nosso compromisso com a economia circular”, afirma Roger Marchioni, diretor do Negócio de Polipropileno da Braskem.

 

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.

 

Sobre a Condor

Pintura Imobiliária, Pintura Artística, Beleza, Limpeza e Higiene Bucal são os segmentos de negócios da Condor, empresa genuinamente brasileira e maior fabricante de escovas da América Latina.

A empresa fundada pelo imigrante alemão Augusto Emílio Klimmek, em 1929, na cidade de São Bento do Sul, interior de Santa Catarina, está presente em mais de 100 mil pontos de vendas do Brasil e exporta para mais de 30 países. Lidera o mercado de escovas dentais infantis, escovas para limpeza, escovas e pentes para cabelos e pincéis artísticos, seguindo firme no posicionamento de ser a maior referência brasileira no setor de utensílios e acessórios para cuidados pessoais e com o lar.

 

Nestes quase 90 anos de história, a Condor se tornou uma das marcas mais presentes nos lares brasileiros, e suas duas unidades fabris, que somam 53 mil metros quadrados de área construída, estão instaladas na cidade de São Bento do Sul. Seus 1.300 colaboradores se revezam em turnos na produção de mais de 1500 produtos.

Braskem nas redes sociais
www.facebook.com/BraskemSA 
www.linkedin.com/company/braskem
www.twitter.com/BraskemSA

Informações para imprensa, favor contatar:

CDN Comunicação
Jessyca Trovão – (55 11) 3643-2769 – jessyca.trovao@cdn.com.br
Fernando Rubino – (55 11) 3643-2991 – fernando.rubino@cdn.com.br
Pedro Orlandi – (55 11) 3643-2745 – pedro.orlandi@cdn.com.brUly Campos – (55 11) 3643-2714 uly.campos@cdn.com.br 

Informações para Imprensa:
Porta-Voz Comunicação Estratégica
Fernanda Sene – fernanda.sene@portavoz.com.br
Tel.: (11) 3871-3666 ramal 19
www.portavoz.com.br

Sinproquim
Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos
para Fins Industriais e da Petroquímica no
Estado de São Paulo.

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Bairro Aclimação
01532-020 - São Paulo - SP
11 3469-0455
sinproquim@sinproquim.org.br

Ver localização no mapa
Institucional   |   Associados   |   Guia   |   Assessorias   |   Contribuição Sindical   |   Cursos e Eventos   |   Notícias   |   A Química

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização



Desenvolvido por Fábrica C Comunicação