Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Serviços   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização

Notícias Associados

Quimatic Tapmatic dá dicas para a conservação do óleo solúvel nas indústrias no período de férias coletivas

22/11/2018

Mau cheiro no ambiente de trabalho, riscos para a saúde dos operadores e possibilidade de perder milhares de reais devido a falhas em máquinas. Estes e outros problemas podem ser causados por falta de cuidado na conservação do óleo solúvel depositado nos reservatórios das máquinas de usinagem.

Segundo a fabricante de especialidades químicas Quimatic Tapmatic, o perigo é ainda maior no período entre o final e o início de ano, quando boa parte das indústrias entra em férias coletivas.  

“Nesta época do ano, as chances de contaminação do óleo solúvel aumentam porque, devido ao intervalo ou redução no ritmo de atividades, a emulsão fica parada no reservatório das máquinas, muitas vezes sem a devida reposição de concentrado e, portanto, sujeita à ação dos micro-organismos” explica Marcos Pacheco, engenheiro químico da Quimatic Tapmatic.

No caso da contaminação, o óleo solúvel irá perder parcialmente ou totalmente suas propriedades de lubrificação, refrigeração e proteção durante os processos de usinagem. As consequências incluem mau cheiro na emulsão (tornando o ambiente insalubre para os operadores, com irritação das vias respiratórias e também na pele), corrosão e desgaste nas máquinas de usinagem, e falhas na produção de peças, o que pode trazer grandes prejuízos às indústrias.

Uma boa notícia é que é possível evitar a contaminação do óleo solúvel de forma fácil: basta tratar de maneira preventiva a emulsão antes de sair de férias coletivas e, depois, complementar os cuidados no retorno.

Confira as dicas da Quimatic Tapmatic para manter a qualidade do óleo solúvel no período:

1 - Antes do início das férias coletivas, é recomendável avaliar o estado atual do óleo solúvel, através da determinação do pH (potencial de hidrogênio) da solução. Em alguns casos, uma simples manutenção - com aplicação de dose extra de preservante e alcalinizante - será o suficiente para manter as propriedades corretas até a data de retorno.

2 - Na volta das férias coletivas, os cuidados devem prosseguir, com uma nova checagem das propriedades do óleo solúvel.  Estes cuidados consistem em verificar de novo o pH, além de conferir a taxa de diluição (Brix), remover o trampoil e, eventualmente, corrigir a emulsão caso a mesma apresente algum desvio.

O que fazer se o óleo solúvel já estiver deteriorado

Se os cuidados não foram realizados da forma correta – ou se não ocorreram - existe um grande risco do óleo solúvel já estar deteriorado no retorno das férias coletivas. Neste caso, será necessário trocar a solução, realizando antes uma boa limpeza no reservatório e na máquina. Atenção: não adianta apenas remover o óleo solúvel contaminado e colocar óleo novo no lugar (sem fazer a devida limpeza), pois os micro-organismos ainda presentes no sistema voltarão a contaminar a solução, levando à rápida perda de todo o volume de óleo solúvel reposto.

Os benefícios do óleo solúvel de qualidade

Mesmo entre os profissionais da indústria, ainda há dúvidas sobre para que serve o óleo solúvel. Vale lembrar que os benefícios proporcionados pelo produto bem conservado e de qualidade são inúmeros. Uma emulsão de qualidade tem melhor resistência ao apodrecimento; minimiza o desgaste excessivo de ferramentas; evita que as peças apresentem acabamento inadequado, alterações dimensionais ou cores indesejadas (devido à queima); e também reduz a vibração, o ruído exagerado e os danos na máquina ao evitar atrito e calor excessivos. Outra função importante é ajudar na expulsão dos cavacos na operação.

Pensando em facilitar o trabalho dos profissionais responsáveis pelo óleo solúvel nas indústrias, a Quimatic Tapmatic disponibiliza uma ficha de controle onde é possível inserir todos os dados importantes para verificação e histórico da solução. Para baixar a ficha, acesse:

https://www.quimatic.com.br/ficha-de-controle-oleo-soluvel.php

Confira também vídeo com dicas sobre os cuidados no uso dos óleos solúveis:

https://www.youtube.com/watch?v=RqiU9rohem0

 

Fotos para Download

Análise de Óleo Solúvel
https://drive.google.com/open?id=1VDLjFi2prf89yTXS9QGwnQHkWHhrssju

Reservatório de Óleo Solúvel em Manutenção
https://drive.google.com/open?id=1PnJYI-6a6wYtJEH5mOCOaPHJupp--cxT

Óleo Apodrecido
https://drive.google.com/open?id=15bURG0wflKpOE3yoWDkPZ_k_MiKRuV85

QUIMATIC TAPMATIC
Tel. (11) 3312-9999
e-mail: quimatic@quimatic.com.br
site: www.quimatic.com.br

Informações para a imprensa:
Diálogo Assessoria de Imprensa– Edson Barros. Tels. (11) 2092-9251 e 98144-9750. E-mail: edson@dialogoimprensa.com

Sinproquim
Sindicato das Indústrias de Produtos Químicos
para Fins Industriais e da Petroquímica no
Estado de São Paulo.

Rua Rodrigo Cláudio, 185 - Bairro Aclimação
01532-020 - São Paulo - SP
11 3469-0455
sinproquim@sinproquim.org.br

Ver localização no mapa
Institucional   |   Associados   |   Guia   |   Assessorias   |   Contribuição Sindical   |   Cursos e Eventos   |   Notícias   |   A Química

Home   |   Contato   |   Associe-se   |   Informativos   |   Convenções Coletivas   |   Índices Econômicos   |   Localização



Desenvolvido por Fábrica C Comunicação